domingo, 23 de novembro de 2008

Natureza Humana - Homem que destrói x homem que constrói

De acordo com o conceito aceito pela ciência moderna, natureza humana é a parte do comportamento humano que acredita-se que seja normal e/ou invariável através longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados.

Mas será que existem 2 tipos de natureza humana? Por que algumas pessoas possuem espírito construtor, arrumador, consertador e outros tem espírito de desordem, bagunça e destruição?

Li uma nota rápida no site Terra sobre um homem simples que tem feito ARTE nos barrancos de uma Rodovia em Presidente Prudente. Fiquei pensando que o barranco, local tão desprezado por muitos, que mal os vêem, mas que para outros é objeto de estudo e atenção como para pedólogos e geógrafos e agrônomos, virou um cenário de discussão filosófica extremamente interessante.

Vejam um exemplo de um barranco comum. O que tem nele que nos chamaria atenção? As cores que o compõe? O material que o compõe? A declividade? A altura?



O barranco faz parte de um contexto, de um terreno mais alto e muitas vezes nem nos lembramos da grande biodiversidade encontrada neste local: insetos, plantas, material organico, ...

Para algumas pessoas, que não tem noção de VIDA, de BIODIVERSIDADE, de NATUREZA, de PRESERVAÇÂO ou CONSERVAÇÂO, o barranco nada mais é que uma encosta para se deixar lixo e entulho!

Este lixo leva anos para decomposição, contaminando a terra, o lençol freático, neste caso as águas de superfície.







Graças aos céus temos pessoas que possuem espírito de PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO, de EMBELEZAMENTO, e fazem de um simples lugar de passagem, num lugar de parada e OBSERVAÇÃO e TURISMO. Um lugar para se admirar e até mesmo tirar fotos! (antes que chegue a próxima chuva!). Isso vemos no trabalho do sr. Claudio Roberto de Araújo.
(para ler a notícia na íntegra: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3343547-EI8139,00-Artista+faz+obras+em+barrancos+em+rodovia+de+SP.html)

Outros exemplos de espírito construtor e destruidor:



Pixação x Grafite









Parque Infantil Quebrado x Aproveitamento de Material para diversão










Céu Poluído x Céu Limpo






quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Rubéola

Pessoal, resolvi mandar o aviso abaixo a fim de deixar os colegas cientes do que é a Rubéola, seus sintomas e, se for o caso, ajudar a mais alguém a identificar se está infectado.



A Rubéola que me arrebatou foi causada pela vacina. Esta nada mais é que o próprio vírus injetado em nosso corpo a fim de promover criação de anticorpos. Fazendo exames no Hospital Nove de Julho descobri que estou anêmica e com baixa imunidade, então foi um prato cheio para o vírus da vacina se desenvolver no meu corpo ao invés de ser combatido por ele.



Abaixo um pequeno resumo para ajudar o pessoal a entender melhor a doença e saber diagnosticar antes da fase contagiosa.



v Época de maior proliferação da doença: Primavera

v Gravidade da doença: benigna

v Manifestações da doença: discretas ou ausentes

v Estágios da doença: (cerca de 3 semanas)

§ Aumento dos gânglios, dor ou incômodo na garganta;

§ Secreções respiratórias incolores (lembrando crise de reniti ou sinusite);

§ Febre;

§ Artrite: dor nas articulações que dura aproximadamente 1 mês. A inflamação nas articulações atinge: os dedos, os punhos, os cotovelos, ombros, joelhos;

§ Manchas vermelhas pelo corpo inteiro (cobre quase 100% do corpo) e dura por volta de 3 dias.

v Principal fase de transmissão: última semana, quando aparecem as manchas pelo corpo. Nessa fase o paciente deverá ficar isolado, evitando contato com crianças e principalmente mulheres grávidas.

v Tratamento: não há tratamento específico para a Rubéola. Antitérmicos e analgésicos podem ser utilizados para controle da febre, das dores musculares e das articulações. Deve-se evitar o uso de medicamento contendo AAS por causa da diminuição das plaquetas no sangue.



É muito comum confundir a Rubéola com a Dengue, Varicela e outras doenças que acometem as pessoas em países em desenvolvimento, por isso a identificação dela ocorre mais facilmente em épocas de epidemia.



Para maiores informações vou indicar alguns sites:



http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?372

http://www.cives.ufrj.br/informacao/rubeola/rubeola-iv.html

http://www.brasillivredarubeola.com.br/rubeola.php

domingo, 8 de junho de 2008

Namoro e Casamento – a implicação do amor e das responsabilidades.




(Trechos do livro – Cartas a Jovens Namorados, White, Ellen G., Ed. CASA)

"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba." I Cor. 13:4-8.


Aceite a repreensão como proveniente de Deus, aceite o conselho e a advertência dados com amor. Carta 30, 1875.

Que o noivo e a noiva, em presença do universo celestial, se comprometam amar-se mutuamente como Deus lhes ordenou que fizessem. Nos Lugares Celestiais, pág. 202.


O homem não foi feito para habitar na solidão; ele deveria ser um ente social. Sem companhia, as belas cenas e deleitosas ocupações do Éden teriam deixado de proporcionar perfeita felicidade. Mesmo a comunhão com os anjos não poderia satisfazer seu desejo de simpatia e companhia. Ninguém havia da mesma natureza para amar e ser amado.
O próprio Deus deu a Adão uma companheira. Proveu-lhe uma "adjutora" - ajudadora esta que lhe correspondesse - a qual estava em condições de ser sua companheira, e que poderia ser um com ele, em amor e simpatia. Eva foi criada de uma costela tirada do lado de Adão, significando que não o deveria dominar, como a cabeça, nem ser pisada sob os pés como se fosse inferior, mas estar a seu lado como seu igual, e ser amada e protegida por ele. Como parte do homem, osso de seus ossos, e carne de sua carne, era ela o seu segundo eu, mostrando isto a íntima união e apego afetivo que deve existir nesta relação. "Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta." Efés. 5:29. "Portanto deixará o varão a seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." Gên. 2:24.



Nem uma palavra deve ser proferida, nem uma ação praticada, que não queiram que os santos anjos contemplem e registrem nos livros do alto. Devem ter em vista unicamente a glória de Deus. O coração só deve ter afeição pura, santificada, digna dos seguidores de Jesus Cristo, exaltada em sua natureza, e mais celeste que terrena. Qualquer coisa diferente é depreciável, degradante no namoro; e o casamento não pode ser santo e honroso aos olhos de um Deus puro e santo, a menos que seja segundo os exaltados princípios escriturísticos.


Seria mais próprio deixar algumas horas do namoro antes do casamento para a vida de casados. O Lar Adventista, págs. 55 e 56.

Jesus não começou Seu ministério por alguma grande obra perante o Sinédrio em Jerusalém. Numa reunião familiar, em pequenina vila galiléia, foi manifestado Seu poder para aumentar a alegria das bodas. Assim mostrou Sua simpatia para com os homens, e desejo de lhes proporcionar felicidade. O Desejado de Todas as Nações, pág. 128.
Aquele que deu Eva a Adão por companheira, operou Seu primeiro milagre numa festa de casamento. Na sala festiva em que amigos e parentes juntos se alegravam, Cristo começou Seu ministério público. Sancionou assim o casamento, reconhecendo-o como instituição por Ele mesmo estabelecida. A Ciência do Bom Viver, pág. 356.
Unicamente a presença de Cristo pode tornar homens e mulheres felizes. Todas as águas comuns da vida, Cristo pode transformar em vinho do Céu. O lar se torna então como um Éden de bem-aventurança; a família, um belo símbolo da família no Céu. O Lar Adventista, pág. 28.



Carta

Carta de EGW para seu filho que acabara de casar.
Em sua vida conjugal procurem animar um ao outro. Mostrem os nobres e elevados princípios da santa fé nas conversações diárias e na intimidade de sua vida. Sejam sempre zelosos e ternos pelos sentimentos um do outro. Não permitam nenhum tipo de zombaria, gracejo ou repreensão irônica entre vocês. Essas coisas são perigosas. Elas ferem. O ferimento pode ser encoberto, contudo a ferida existe, e a paz está sendo sacrificada e a felicidade ameaçada.
Meu filho, guarde-se e em nenhum momento manifeste a menor inclinação que lembre um espírito ditatorial e arbitrário. Haverá recompensa em cuidar de suas palavras antes de dizê-las. Isto será mais fácil do que retratá-las ou apagar sua impressão depois. Fale sempre bondosamente. Suavize os tons de sua voz. Permita que somente amor, bondade e mansidão sejam expressos em seu semblante e em sua voz. Faça disto uma atividade que difunda raios de luz, mas nunca permita que fique uma nuvem. Ema será tudo que você deseja, se for cauteloso e não lhe der nenhum motivo para sentir-se aflita, perturbada e duvidar da genuinidade de seu amor. Vocês próprios podem conquistar sua felicidade ou perdê-la. Através do esforço para sujeitar sua vida à Palavra de Deus, podem tornar correta, nobre, elevada e agradável a senda da vida um para o outro.
Estejam dispostos a ceder. Edson, ceda algumas vezes em seu julgamento. Não seja obstinado, mesmo se o seu procedimento lhe parecer sensato. Você deve ser complacente, paciente, bondoso, sensível, compassivo, educado, mantendo as pequenas cortesias da vida, os atos afetuosos, a ternura, as palavras cordiais e encorajadoras. Que as bênçãos de Deus repousem sobre vocês, meus filhos, é a oração de sua mãe.





Homens e mulheres podem atingir o ideal de Deus a seu respeito, se tomarem a Cristo como seu ajudador. O que a sabedoria humana não pode fazer, Sua graça realizará pelos que a Ele se entregarem em amorosa confiança. Sua providência pode unir corações com laços de origem celestial. O amor não será mera troca de suaves e lisonjeiras palavras. O tear do Céu tece com trama e urdidura mais fina, não obstante mais firme do que se pode tecer nos teares da Terra. O resultado não é um tecido débil, mas sim capaz de resistir a fadigas e provas. Coração unir-se-á a coração nos áureos vínculos de um amor que é perdurável. A Ciência do Bom Viver, pág. 362.






Ser Prático
Antes de assumir as responsabilidades que o casamento envolve, devem os jovens ter na vida prática uma experiência que os prepare para os deveres e encargos do mesmo. A Ciência do Bom Viver, pág. 358.
Visto como os homens bem como as mulheres têm parte na constituição do lar, tanto os rapazes como as moças devem obter conhecimento dos deveres domésticos. Fazer a cama e arranjar o quarto, lavar a louça, preparar a comida, lavar e consertar sua própria roupa, são conhecimentos que não tornarão um rapaz menos varonil; torná-lo-ão mais feliz e mais útil. Educação, págs. 216 e 217.
Existem muitas moças que se casam, constituem família e que possuem pouco conhecimento prático dos deveres que cabem a uma esposa e mãe. Elas sabem ler e tocar algum instrumento musical, mas não sabem preparar um bom pão, que é essencial para a saúde da família. Elas não sabem cortar e fazer suas roupas porque nunca aprenderam como fazê-las. Consideram essas coisas sem importância e em sua vida matrimonial são tão dependentes de outra pessoa para fazer-lhes estas coisas, assim como são seus próprios filhinhos. Testimonies, vol. 3, pág. 156.




O que um Rapaz Deve Procurar Numa Esposa

Procure o jovem, para lhe ficar ao lado, aquela que esteja habilitada a assumir a devida parte dos encargos da vida, cuja influência o enobreça e refine, fazendo-o feliz com seu amor. A Ciência do Bom Viver, pág. 359.
"A mulher prudente vem do Senhor." Prov. 19:14. "O coração do seu marido confia nela." "Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida." Prov. 31:11 e 12. "Abre sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas." Prov. 31:26-29."Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor." Prov. 18:22.
Satanás está ativamente empenhado em influenciar pessoas inteiramente desencontradas entre si, a ligarem seus interesses. Ele exulta nesta obra, pois pode assim trazer mais miséria e desesperado infortúnio à família humana do que exercendo sua habilidade em qualquer outro sentido. Mensagens aos Jovens, pág. 455.
Muitos casamentos só podem produzir misérias; e no entanto o espírito dos jovens corre por esse trilho, porque Satanás os leva ali, fazendo-os crer que precisam casar para serem felizes, quando é certo que não possuem habilidade para controlar-se ou sustentar a família. Os que não estão dispostos a adaptar-se ao temperamento um do outro, bem como abandonar desagradáveis divergências e controvérsias, não devem dar o passo. O Lar Adventista, pág. 84.
O verdadeiro amor é um princípio elevado e santo, inteiramente diferente em seu caráter daquele amor que se desperta por um impulso e que subitamente morre quando severamente provado. Patriarcas e Profetas, pág. 176.
O verdadeiro amor não é uma forte, ardente e impetuosa paixão. Ao contrário, é calmo e profundo em sua natureza. Olha para além das meras exterioridades, sendo atraído pelas qualidades apenas. É sábio e apto a discernir, e sua dedicação é real e permanente. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 208.
É o amor um dom precioso, que recebemos de Jesus. A afeição pura e santa não é sentimento, mas princípio. Os que são movidos pelo amor verdadeiro, não são irrazoáveis nem cegos. A Ciência do Bom Viver, pág. 358.
A brandura, a gentileza, a paciência e a longanimidade, o não se ofender facilmente, o sofrer tudo, esperar tudo, tudo suportar - estes são os frutos dados pela preciosa árvore do amor, árvore de origem celeste. Esta árvore, se nutrida, demonstrar-se-á daquelas que estão sempre verdes. Seus ramos não secarão, não lhe murcharão as folhas. É imortal, eterna, continuamente regada pelos orvalhos celestes. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 209.
Embora as mulheres desejem homens de caráter forte e nobre, a quem possam respeitar e amar, essas qualidades precisam estar combinadas com ternura e carinho, paciência e tolerância. A esposa, por sua vez, deve ser alegre, bondosa e dedicada, assemelhando seu gosto ao de seu marido até onde for possível, sem perder sua individualidade. Os dois devem cultivar paciência e bondade, assim esse terno amor de um para com o outro tornará a vida de casados deleitosa e agradável.
Aqueles que têm idéias muito elevadas sobre a vida matrimonial, cuja imaginação tem construído castelos no ar, com quase nada a ver com as perplexidades e problemas da vida, se encontrarão lamentavelmente desapontados diante da realidade. Quando a vida real vier com seus problemas e preocupações, eles estarão totalmente despreparados para enfrentá-los. Esperam perfeição um do outro, mas encontram fraquezas e defeitos; porque homens e mulheres finitos não são perfeitos. Então começam a encontrar defeito um no outro, e a expressar seu desapontamento. Em vez disto, devem tentar ajudar um ao outro a enfrentar corajosamente a batalha da vida. Review and Herald, 2 de fevereiro de 1886.




Quando o Amor é Cego
Duas pessoas travam relações; tornam-se envaidecidas mutuamente, e têm absorvida toda a sua atenção. A razão fica cegada, subvertido o juízo. Não se submetem a nenhuma advertência ou orientação, mas insistem em seguir seu próprio caminho, apesar das conseqüências.
O envaidecimento que os possui é como uma epidemia, ou alguma enfermidade contagiosa, que tem de seguir o seu curso; e parece impossível detê-los. Há talvez ao seu redor pessoas que reconhecem que, se as partes interessadas se unirem em casamento, poderia disso resultar tão-somente a infelicidade por toda a vida. Mas as exortações e instâncias que fazem, são em vão. Talvez, por semelhante união, seja mutilada ou destruída a utilidade de uma pessoa que Deus desejaria abençoar em Sua obra; mas os conselhos e a persuasão são desatendidos.
Tudo o que possam dizer homens e mulheres de experiência, não tem efeito; é impotente para mudar a decisão a que os levaram seus desejos. Perdem o interesse no culto de oração e em tudo que faz parte da religião. Acham-se por completo envaidecidos um com o outro, e negligenciam os deveres da vida como se fossem questões de pouca importância. ...
Sob o feitiço desse envaidecimento é sacrificado o bom nome da honra, e o casamento de tais pessoas não pode realizar-se com a aprovação de Deus. Casam-se porque a isso os levou a paixão, e passada a novidade do caso, começam a reconhecer o que fizeram. Dentro de seis meses depois de feitos os votos, seus sentimentos mútuos sofreram alteração. Cada um ficou conhecendo melhor, depois de casado, o caráter do companheiro escolhido. Cada qual descobre imperfeições que, durante a cegueira e loucura de sua associação antes de se casarem, não eram aparentes. As promessas feitas perante o altar já não os prendem. Em conseqüência de casamentos precipitados, mesmo entre o professo povo de Deus, há separações, divórcios, e grande confusão na igreja. ...
Quando já é tarde demais, descobrem que cometeram erro e puseram em perigo sua felicidade nesta vida, e a salvação de sua alma. Achavam que nenhum outro sabia alguma coisa sobre o assunto; se, porém, tivessem aceito conselhos, poderiam ter-se poupado anos de ansiedade e tristezas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

O Inferno


Reprodução do áudio apresentado em 09/05/2008 na rádio Novo Tempo.
Lições da Bíblia


As declarações impactantes e desafiadoras de Jesus.

Assunto de Sexta, 09/05/2008: O Inferno

Leitura: Marcos 9:43-47
E, se tua mão te faz tropeçar, corta-a; pois é melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mãos, ires para o inferno, para o fogo inextinguível
[onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga].
E, se teu pé te faz tropeçar, corta-o; é melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois pés, seres lançado no inferno
[onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga].
E, se um dos teus olhos te faz tropeçar, arranca-o; é melhor entrares no reino de Deus com um só dos teus olhos do que, tendo os dois seres lançado no inferno,

O que Cristo quis dizer sobre o Inferno?

Com certeza não foi algo leve pois ele falou o seguinte: melhor tirar o olho, cortar a mão, cortar um pé fora do que entrar com o corpo inteiro no inferno

Mas nos devemos levar algumas coisas em consideração
1º) a palavra inferno que aparece em nossas Bíblias não existe no original grego nem no hebraico. A palavra inferno vem do latin e a Bíblia não foi escrita em latin! Então este termo não deveria constar na Bíblia. A palavra que esta no grego é a palavra “Geena”, e que significa/corresponde ao Vale de Henon, que era um lugar onde os israelitas em sua época de apostasia, costumavam sacrificar pessoas e crianças. Lá também cadáveres eram queimados expostos publicamente.
O que Cristo fez. Para ensinar a respeito do fogo que vai destruir e castigar os ímpios nos últimos dias, usou a palavra Geena para mostrar o quanto os ímpios serão castigados e depois destruídos. Ele não está afirmando que hoje existe o inferno. Por quê? Mesmo porque de acordo apoc 20:10 o lago de fogo ainda não existe hoje, mas vai existir depois do milênio! E mais um detalhe: quando você estudar marcos 9:43-47 lembre que Cristo está citando Isaias 66:24, que diz: os cadáveres serão tomados de vermes e queimarão para sempre.

Amigos ouvintes temos de ter muita imaginação para supormos que os vermes os vermes serão eternos. Será que eles comerão da arvore da vida para serem eternos?

Porque no texto Cristo fala que os vermes não morrem e o fogo não se apaga, se o fogo não se apaga é algo literal e a pessoa vai ser atormentada pra sempre n lago de fogo então o verme eterno será literal também, então o verme comerá da arvore da vida, pois é esta que dá a vida eterna!

Absurdo

A expressão verme que não morre e fogo que não se apaga Cristo está usando uma linguagem hebraica do antigo testamento que se referia ao Vale de Henon para ensinar que os maus depois do castigo serão totalmente destruídos. Essa é a linguagem bíblica

O lago de fogo não existe hoje! Vai existir depois do milênio. De acordo com apoc 20

E tem outra coisa, será que todas as pessoas receberão a mesma punição depois do milênio? Biblicamente não

E o que Cristo diz em lucas12;47-48
Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites.
Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão.

Biblicamente o castigo é proporcional as obras de cada um. Jesus fala que alguns receberão muitos acoites e outros acoites, então cada um será castigado no lago de fogo de acordo com as suas obras, alguns demorarão para queimar mais que os outros sim, e o principal deles é o diabo.

Vamos entender a lógica

Uma pessoa de 80 anos peca por toda a sua vida, então ele pecou por 80 anos

O diabo pecou por milênios

Seria justo ambos serem castigados da mesma maneira? Queimados eternamente?

Seria como dar a mesma pena para um ladrão de galinhas e um estuprador!

Isso não é justo

O diabo é o pai da mentira e homicida desde o princípio, por isso merece punição maior que todos!

Então o castigo é proporcional as obras de cada um.

O que a Bíblia quer dizer com o fogo que não se apaga? Vamos ler Marcos 9 com Jeremias 17:27

Essa profecia se cumpriu e eu pergunto: as portas estão queimando até hoje? Não! Quando a Bíblia fala de fogo que não se apaga, trata-se de linguagem poética para descrever a totalidade da destruição dos maus depois que cada for castigado no lago de fogo de acordo com as próprias obras. Um dia o fogo vai apagar e o sofrimento vai terminar nós podemos ler em Salmos 37:20
E em Romanos 16:20 diz que satanás será esmagado, ou seja, totalmente destruído.

O lago eterno será eterno nas conseqüências e não na duração do castigo

Então recapitulando:

Cristo quando falou sobre inferno, lembre-se que não está numa linguagem original, ele usa a palavra Geena, que constantemente queimava pessoas mortas e tinha vermes comendo aquelas carnes
O lago de fogo vai existir depois do limite
O castigo é proporcional as obras de cada um
O fogo que não se apaga e o verme que não morre é uma linguagem poética para descrever a totalidade da destruição dos ímpios


Se existisse um lago eterno para atormentar os ímpios para todo o sempre apoc 21:4 não poderia se cumprir na vida de ninguém pois diz que Deus secará a lagrima de todo o olho, e se estivéssemos no céu sabendo que um ente querido está queimando para sempre, choraríamos de pena por aquela pessoa.

Deus sim terá que castigar o ímpio de acordo com as obras dele e proporcionalmente com a luz que recebeu, mas o sofrimento terá um fim
O castigo é eterno não na duração, mas na conseqüência, pois nunca mais a pessoa poderá ser ressuscitada.

Se você ainda tiver alguma dúvida, escreva para o pastor Leandro Quadros. leandro.quadros@novotempo.rg.br
Programa lições da Bíblia
Cx postal 7
CEP 12327-970
Jacareí / SP

domingo, 27 de abril de 2008

Música na vida espiritual.


Existe alguma influência da música na vida do cristão?
É lícito ou válido utilizar-se de qualquer ritmo para louvar a Deus?

Notícia da semana =>

Canadá: igreja desaba durante show e fere 39

Trinta e nove pessoas ficaram feridas, três delas gravemente, quando o chão de uma igreja cedeu subitamente durante um concerto de rock cristão em Abbotsford, na província canadense de British Columbia, informou a imprensa local.
Quase mil pessoas, a maioria jovens, assistiam ao show do grupo de rock cristão Starfield quando uma parte do piso cedeu, fazendo com que dezenas caíssem no subsolo da igreja, em uma altura de 3 ou 4 metros.
"Foi aterrorizante, todos gritavam", relatou uma testemunha. "É um milagre que ninguém tenha morrido", disse à rede de televisão CBC o pastor Chirs Douglas.
A igreja foi construída nos anos 80. Um porta-voz da polícia, Casey Vinet, indicou que será iniciada uma investigação sobre as causas do acidente.

Fonte: Sábado, 26 de abril de 2008, 12h44 Atualizada às 12h56 www.terra.com.br


Em sua obra How Should We Then Live?, Francis A. Schaeffer demonstra como a música contemporânea tem refletido a cosmovisão e os valores existenciais do homem contemporâneo (The Complete Works of Francis A. Schaeffer, 2º ed., vol. 5, págs. 195-209). Conflitos interiores, egocentrismo, sensualismo e abandono de padrões morais são alguns dos valores popularizados por grande parte da música moderna. Já desde a mais tenra idade, as crianças de nossa sociedade têm sido inescrupulosamente estimuladas, em nome da cultura e da popularidade, a substituir os valores morais do cristianismo tradicional pelo sensualismo de inúmeras canções populares, entoadas com melodias repetitivas e ritmos eletrizantes.


Também não apoiaria o chamado "rock cristão" pelo fato de o rock ser um estilo musical que prejudica a saúde mental e espiritual. O rock teve algumas fases:

Anos 60: apelava para a perversão sexual;
Anos 70: apelava para a luta por “certas causas” (uso livre de drogas).


Como os arranjos da música cristã contemporânea, com seus tempos sincopados e suas notas indistintas, são virtualmente impossíveis de ser diferenciados da música secular, devemos nos perguntar se a espiritualidade está sendo corrompida, e a carnalidade sendo propagada. (As pessoas deveriam sempre se perguntar isto, quando está para escutar uma música cristã: estimula a “carne” à “diversão” ou estimula o espírito a louvar ao Senhor?)

Portanto ...

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4:8 RA)

domingo, 13 de abril de 2008

Linhaça: elixir da saúde e vitalidade



Os poderes da Linhaça

A linhaça, semente do linho é pequena em tamanho, mas grande em poder!

A linhaça mais encontrada no Brasil é a linhaça marrom. Existe também a linhaça dourada, importada de países frios (por ser característico dessas áreas).

Por ser uma sementinha com grandes poderes, mas difícil de ser consumida por causa da dureza de sua casca, vamos aprender como se deve consumir este produto, a quantidade correta e quais os benefícios podemos obter com ela.


O QUE CONTEM NA LINHAÇA: esta sementinha contém algumas substâncias essenciais à saúde e rejuvenescimento além de cura a doenças fatais: ômega 3 e 6, alguns estudos também incluem o ômega 9. Contém também a substancia conhecida como Lignina ou Lignana. A casca guarda uma mistura de proteínas, minerais e vitaminas

COMO CONSUMIR: 2 colheres de linhaça batidas no liquidificador. Depois, misturar com leite, sucos, iogurte ou mesmo na comida como farinha. IMPORTANTE: o consumo da linhaça em complementação de remédios deve ser comunicado ao seu médico!! A troca da semente de linhaça pelo óleo de linhaça deve ser também comunicada ao médico.


CANCER:
A liganina substitui o estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.
Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês.
...
Câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos ,um deles é; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

DIABETES:
O consumo regular favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue, até mesmo para os insulina -dependentes.


SISTEMA DIGESTIVO:
Prevêem ou cura o câncer de cólon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino.
Elimina toxinas e contaminadores. A linhaça contém em grandes quantidades dos dois tipos de fibras dietéticas, solúvel e insolúvel. Contém mais fibra que a maioria dos grãos.


SISTEMA NERVOSO:

É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão.
Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro,porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores (reanimações naturais) .


SISTEMA CARDIOVASCULAR:

É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim. O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características ÚNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e
energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.



COLESTEROL/ ENVELHECIMENTO/ IMUNOLÓGICO/ ANEMIAS/ EMAGRECIMENTO:

A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia.


RETENÇÃO DE LÍQUIDOS:

O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Fonte das informações:
http://saude.abril.uol.com.br/edicoes/0268/nutricao/conteudo_108464.shtml
http://www.sensiart.com/Paginas/Vegeteriana/Linhaca.htm

domingo, 30 de março de 2008

O Cuidado com os Doentes




No crescimento espiritual e físico temos diversos itens e objetivos a desenvolver. Quero entrar num item interessante e que pouco é comentado. Pouco vejo em sites e blog’s a explanação sobre o assunto: O Cuidado dos Doentes.

“Os que tratam dos doentes devem compreender a importância da cuidadosa atenção às leis da saúde. Em parte alguma tem mais importância a obediência a estas leis di que no quarto do enfermo. Em caso nenhum a fidelidade às pequenas coisas, da parte dos assistentes, tem maiores conseqüências. Em casos de doença grave, a menor negligência, a mais ligeira falta de atenção às necessidades especiais ou perigos particulares do enfermo, toda a manifestação de temor, agitação ou impaciência, até uma falta de simpatia, pode causar a descida à sepultura de um doente que d’outra forma poderia ter-se curado.” (A Ciência do Bom Viver, pág. 217)



Cuidar de pessoas doentes não é fácil. Exige preparo físico e mental. Exige de assistentes e enfermeiros muita saúde física e psicológica.
Mais difícil do que cuidar de doentes é estar doente e precisar de alguém para as necessidades mais básicas, por isso, os profissionais de saúde devem realmente amar o próximo, mesmo que esse próximo seja um mero desconhecido.

Alguns detalhes precisam ser estudados antes de alojar um doente num quarto:



  • Regime alimentar;

  • Limpeza do ambiente;

  • Ar puro e Exercícios;

  • Luz Solar, Ventilação e Temperatura.

    “Para assegurar ao doente as mais favoráveis condições de cura, o quarto que ocupa deve ser amplo, iluminado e alegre, com os meios para uma ventilação perfeita.
    ...
    Muitas casas não oferecem condições para conveniente ventilação e é difícil consegui-las, mas tentem-se os possíveis esforços para permitir que o quarto do doente seja atravessado dia e noite por uma corrente de ar puro.
    ...
    A temperatura deve ser permanente (isso facilitará identificar alterações de temperatura do doente, independente da hora do dia, pois a temperatura ambiente influência na temperatura do corpo humano. A noite é mais fria que o dia, então o corpo humano tende a ficar mais quente para se proteger do ambiente, dando uma falsa impressão de febre) (grifo nosso)”



“Não se permita que o doente sofra ou enfraqueça por falta de alimento, nem carregue em excesso os enfraquecidos órgãos da digestão. Tenha cuidado em preparar e servir comida agradável ao paladar, mas usando um sábio critério em a adaptar, tanto em quantidade, como em qualidade, às necessidades do paciente.”

“Os que entram no quarto do doente devem se dominar, ser calmas e animosas. Evite-se toda pressa, nervosismo ou confusão. As portas devem ser abertas e fechadas sem ruído e toda a casa deve estar tranqüila.”




Essas dicas foram extraídas do livro A CIENCIA DO BOM VIVER da escritora Ellen G. White. Esses escritos foram realizados no final do séc. XIX ou início do séc. XX por uma pessoa que não era da área de saúde, mas que por observação e iluminação divina ensinava aos cristãos como vencer uma das conseqüências do pecado: as doenças.

Espero que este início de assunto seja de grande valia para as famílias que possuem pessoas enfermas em suas residências.

Para obtenção do livro, acessem o site da CASA

sábado, 22 de março de 2008

Irmãos: relação dialética


Li no site do Terra sobre uma interessante ocorrência:

Margaret Seltzer, autora do livro Love and Consequences, um suposto livro de memórias sobre a vida em uma gangue, era falso e foi denunciada pela irmã.

O mundo está em conflito e sem saber como definir essa reação. Muitos acham que a ação foi movida pela inveja, outros acham que foi justiça e outros ainda não entendem como irmãs, filhas do mesmo pai e da mesma mãe podem agir de maneira tão diversa!

Na Bíblia também vemos exemplos terríveis de relacionamentos de irmãos:

Caim e Abel

Jacó e Esaú

José e seus irmãos mais velhos

dentre outros exemplos!

É de se pensar a respeito, pois mesmo sendo diferentes, os laços sangüíneos "deveriam" ser mais fortes. A paciência, o respeito, o carinho, a boa educação deveriam ser mais prezados em pessoas com laços sangüíneos.

E você, o que pensa a respeito?

quarta-feira, 19 de março de 2008

Princípio das Dores – Ainda não é Fim do Mundo!


“E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores" (Mateus 24 3-8).




Vamos ver as noticias que rondam nossos jornais:
Fonte: terra.com.br

Mundo
19 de março
11h40 » Polícia detém supostos integrantes das Farc no Peru
11h36 » Papa convida os povos ao diálogo na véspera Páscoa
11h33 » Hungria reconhece oficialmente a independência do Kosovo
11h26 » China e Tibete dão versões diferentes sobre violência
11h24 » Bush reafirma necessidade de guerra no Iraque
11h10 » Emir dissolve Parlamento do Kwait após crise
11h07 » Impunidade levou à violência no Quênia, diz ONU
11h01 » China mantém passagem de tocha olímpica pelo Tibet
10h52 » França receberá 500 refugiados iraquianos cristãos
10h49 » Dalai Lama encontra manifestantes tibetanos exilados
10h47 » Presidente do Timor Leste deixa hospital de Darwin
10h44 » McCain propõe pacto global entre EUA e Europa
10h39 » Passageiros de microônibus são seqüestrados no Iraque
10h35 » Estatísticas indicam redução de mortes de civis no Iraque
10h26 » McCain se compromete a buscar paz no Oriente Médio
10h22 » Rússia recebe propostas americanas sobre antimísseis
10h19 » Hungria reconhece independência do Kosovo
10h15 » Hungria, Bulgária e Croácia reconhecerão o Kosovo
10h12 » China envia reforços militares para o Tibete
10h01 » Começa júri de idosas que teriam matado mendigos

Os jornais não mentem. Cristo, quando esteve na Terra disse que as guerras, as violências, a intolerância continuariam a até mesmo aumentariam e se intensificariam.

Mas ainda não é o Fim.

Ainda temos tempo de analisarmos nossas vidas e buscarmos melhorarmos nosso comportamento, buscar sermos mais éticos, buscar sermos amorosos, pacientes, carinhosos com nossos amigos, parentes, e principalmente com os desconhecidos. Isso sim seria uma verdadeira prova do que é o respeito com o próximo.

terça-feira, 11 de março de 2008

Pecados Capitais, Intolerancia e Perdão.

Leiam a reportagem abaixo. É fácil identificar os grandes pecados da humanidade.
A partir disso vemos que o mundo está cada vez mais cruel e cada vez mais sem volta.


Por um lado isso é muito triste. Por outro lado é bom por sabermos que são sinais dos finais do tempo.

É grave estado de jovem queimada por colega em SP
Hermano Freitas

Direto de São Paulo


A estudante de 14 anos, queimada por uma colega de 16 anos na tarde de segunda-feira, teve 30% do corpo atingido e segue internada em estado grave, em coma induzido e respirando com a ajuda de aparelhos. Segundo o Hospital Universitário da USP, os procedimentos cirúrgicos foram realizados com sucesso na jovem entre a tarde e a noite de ontem. A agressora segue foragida, de acordo com a polícia.


A garota foi atacada por outra adolescente por volta das 12h a 400 m da Escola Estadual Professora Guiomar Rocha Rinaldi, no Jardim São Jorge, zona oeste de São Paulo, sofrendo queimaduras de segundo grau, principalmente no rosto. (VIOLENCIA)


Pessoas que passavam pelo local teriam usado as camisetas para conter o fogo e a adolescente gritou por socorro até perder os sentidos. (SOLIDARIEDADE)


A jovem foi operada na Unidade de Terapia Intensiva do hospital da USP. A principal preocupação dos médicos era com a traquéia, totalmente queimada.


Segundo a polícia, a vítima caminhava com outra colega de 15 anos nas imediações da escola após a saída quando encontrou com a agressora. Esta teria perguntado por que ela estava olhando feio e atirado o combustível em seu corpo.(INTOLERANCIA) As duas entraram então em luta corporal e, em seguida, foi ateado fogo no corpo da vítima com um isqueiro.(IRA) A amiga da agredida também foi ferida no pescoço e no ombro com um compasso ao tentar impedir a fuga da agressora.(VIOLENCIA)


O caso foi registrado no 75° Distrito Policial (Jardim Arpoador) como ato infracional. Quando encontrada, a suspeita de agressão deve ser encaminhada à Fundação Casa (antiga Febem) por ser menor de idade.(JUSTICA)


Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a vítima e a colega que lhe jogou gasolina estudavam em classes diferentes e as duas já haviam trocado agressões na sexta-feira.
(INTOLERANCIA)


A família da vítima, que tem 13 irmãos mais velhos, está abalada com o caso e não entende o motivo do fato. Eles viviam no Paraná e mudaram-se para São Paulo no final de 2007. A estudantes era considerada muito bonita e tinha planos de ser modelo.(INVEJA e VAIDADE)


************************* xxxxx *************************

Percebem? A Vaidade e Inveja, que são 2 pecados capitais, proporcionaram a possibilidade dentro dos corações e mentes dessas garotas a práica de mais outros pecados.



  • Compensa não ter auto-controle?

  • Compensa sentir inveja?

  • Compensa levar à frente uma briga boba?

Vemos, pela história, que se tratam de pessoas de baixa renda. Podemos até pensar que houve falha na educação de ambas as garotas. Nenhuma das duas são corretas por terem saído “na mão” uma com a outra, mas NADA justifica o atentado à vida.


Briguinhas em colégios sempre ocorrem, mas atentado à vida é algo imperdoável.

A foragida não tem boa índole e duvido sinceramente que haverá concerto para essa garota.

Será que alguém tão violento assim consegue mudar?

Espiritualmente falando, será que existe a possibilidade de salvação para uma pessoa desta? Será que existiria conversão real?

E a família da vítima e a própria vítima – conseguirão executar a ordem de perdão? Talvez tenham que exercitar antes de perdoar, mas no espírito cristão, devem fazê-lo.

Deus entregou seu Filho e mesmo assim ama aos agressores.


Dá pra compreender???

segunda-feira, 10 de março de 2008

Projeto: Vida por Vidas

Pessoal, tomei conhecimento de um projeto enorme e mundial e ao qual resolvi abraçar a causa.







O Projeto Vida por Vidas é simples, tão simples que só poderia ter saído diretamente do coração de Deus. Trata-se de um projeto de doação de sangue realizado anualmente pela juventude da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Você deve estar se perguntando: O que tem isto de especial? Muita gente doa sangue, empresas mobilizam seus funcionários, escolas seus alunos, associações de bairro, “rotaries”, enfim, quase que uma infinidade de entidades mobilizam a sociedade para a doação de sangue. Propagandas são feitas na mídia para que pessoas sejam mobilizadas para este fim, mas na maioria das vezes os objetivos não são alcançados: suprir a demanda crescente dos deficitários estoques de sangue nos hospitais e hemocentros na América do Sul e mundo afora.





Vamos nos mobilizar e transformar a vida de muitas pessoas nesta Páscoa. Sim, na Páscoa, onde o mundo cristão comemora a morte de Jesus, dando todo o Seu sangue pela salvação da humanidade: “ELE DEU TUDO PARA VOCÊ DOAR UM POUCO”.




Para obter informações adicionais deste projeto assim como localizar locais de doação por TODO o Brasil, acesse o site: http://www.vidaporvidas.com.br/

domingo, 9 de março de 2008

Celibato: seu significado e suas implicações.



  • A discussão proposta neste momento me ocorreu devido a uma notícia que li na internet: Monge é detido roubando filmes eróticos na Alemanha
    Leia, conheça e opine!

    Na internet localizei Celibato com a seguinte descrição:

    O celibato é o estado de uma pessoa solteira, sexualmente abstinente, que fez voto de castidade.
    Ou seja, uma pessoa solteira, virgem, ou que não esteja mais praticando atos sexuais e que faz votos de deixar este ato carnal de lado para todo o sempre.

    O celibato é empregado particularmente ou principalmente pela Igreja Católica.

    A aplicação do celibato se dá pelos seguintes motivos:
  • com o celibato os sacerdotes entregam-se de modo mais excelente a Cristo, unindo-se a Ele com o coração indiviso;
  • o conteúdo e a grandeza da sua vocação levam o sacerdote a abraçar na vida essa perfeita continência, que tem como exemplo a virgindade de Cristo;
  • o celibato facilita ao sacerdote a participação no amor de Cristo pela humanidade uma que vez que Ele não teve outro vínculo nupcial a não ser o que contraiu com a sua Igreja;
  • com o celibato os clérigos dedicam-se com maior disponibilidade ao serviço dos outros homens;
  • a pessoa e a vida do sacerdote são possessão da Igreja, que faz as vezes de Cristo, seu esposo;
  • o celibato dispõe o sacerdote pare receber e exercer com generosidade a paternidade que pertence a Cristo.



Paulo, no livro de I Coríntios cap 7, diz o seguinte:

Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.
Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro.
E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo.
Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.


Lemos claramente que Paulo diz que seria melhor aos homens que ficasse solteiros como ele ficou, mas que se não agüentassem a necessidade da carne, que se casassem pois melhor servir a Deus casado do que ficar no adultério (sexo fora do casamento = fornicação).

Pensando desta forma, nos perguntamos se realmente o celibato é algo correto aos padres, pois muitos deles fazem seu serviço com amor real por Deus, mas a vontade carnal (sexo), que é inerente ao ser humano, os martirizam numa longa angústia, que nem imaginamos, dentro de seus quartos.

Até quando veremos notícias como esta:

Monge é detido roubando filmes eróticos na Alemanha


Um monge foi detido na Alemanha por roubar filmes eróticos de um sex shop. O frei beneditino Niklaus, 49 anos, tinha acumulados em sua cela no mosteiro quase 40 filmes, segundo o site Metro.
Frei Niklaus só foi capturado quando o funcionário de um sex shop em Wuerzburg o viu tentando esconder uma coleção inteira de filmes sob o hábito religioso. Entre os títulos roubados estavam Garotas de Bangcoc e Freiras Quentes.
O monge foi perseguido pelo funcionário pelas ruas da cidade enquanto tentava se desfazer das provas do crime, até ser capturado.


Fontes:
http://www.wikipedia.org/
http://www.terra.com.br/
imagem: Kelly Leme

sexta-feira, 7 de março de 2008

Menina de 4 anos é retirada da escola alcoolizada



A polícia está investigando a possível ingestão de bebida alcoólica por uma menina de 4 anos em Oklahoma City, nos Estados Unidos. A criança foi levada da escola por paramédicos na quarta-feira, depois que professores afirmaram que ela tinha cheiro de álcool e apresentava um comportamento estranho, segundo a Koco TV.




As autoridades não acreditam que a menina tenha ingerido a bebida na escola. "Pensamos que isto aconteceu antes dela chegar a escola, onde foi seu primeiro dia", disse um funcionário da instituição.



A criança foi levada a um hospital e depois de liberada foi posta sob custódia do Departamento de Serviços Humanos, segundo informações da polícia, que investiga como ela teve acesso à bebida.
(Redação Terra )
*Não sabemos o que realmente aconteceu no caso dessa criança. Não sabemos se os pais, ou irmãos ou vizinhos ou a própria criança foi culpada pelo fato.
Fico imaginando a vida que muitas crianças têm por aí! Quanta desgraça acontece por imprudencia ou por falta de amor mesmo. Fiquemos então, atentos com as nossas crias e a de nossos amigos e parentes pois somos co-responsáveis pela vida digna que elas tem ou terão.