quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Rubéola

Pessoal, resolvi mandar o aviso abaixo a fim de deixar os colegas cientes do que é a Rubéola, seus sintomas e, se for o caso, ajudar a mais alguém a identificar se está infectado.



A Rubéola que me arrebatou foi causada pela vacina. Esta nada mais é que o próprio vírus injetado em nosso corpo a fim de promover criação de anticorpos. Fazendo exames no Hospital Nove de Julho descobri que estou anêmica e com baixa imunidade, então foi um prato cheio para o vírus da vacina se desenvolver no meu corpo ao invés de ser combatido por ele.



Abaixo um pequeno resumo para ajudar o pessoal a entender melhor a doença e saber diagnosticar antes da fase contagiosa.



v Época de maior proliferação da doença: Primavera

v Gravidade da doença: benigna

v Manifestações da doença: discretas ou ausentes

v Estágios da doença: (cerca de 3 semanas)

§ Aumento dos gânglios, dor ou incômodo na garganta;

§ Secreções respiratórias incolores (lembrando crise de reniti ou sinusite);

§ Febre;

§ Artrite: dor nas articulações que dura aproximadamente 1 mês. A inflamação nas articulações atinge: os dedos, os punhos, os cotovelos, ombros, joelhos;

§ Manchas vermelhas pelo corpo inteiro (cobre quase 100% do corpo) e dura por volta de 3 dias.

v Principal fase de transmissão: última semana, quando aparecem as manchas pelo corpo. Nessa fase o paciente deverá ficar isolado, evitando contato com crianças e principalmente mulheres grávidas.

v Tratamento: não há tratamento específico para a Rubéola. Antitérmicos e analgésicos podem ser utilizados para controle da febre, das dores musculares e das articulações. Deve-se evitar o uso de medicamento contendo AAS por causa da diminuição das plaquetas no sangue.



É muito comum confundir a Rubéola com a Dengue, Varicela e outras doenças que acometem as pessoas em países em desenvolvimento, por isso a identificação dela ocorre mais facilmente em épocas de epidemia.



Para maiores informações vou indicar alguns sites:



http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?372

http://www.cives.ufrj.br/informacao/rubeola/rubeola-iv.html

http://www.brasillivredarubeola.com.br/rubeola.php

Nenhum comentário: