domingo, 9 de março de 2008

Celibato: seu significado e suas implicações.



  • A discussão proposta neste momento me ocorreu devido a uma notícia que li na internet: Monge é detido roubando filmes eróticos na Alemanha
    Leia, conheça e opine!

    Na internet localizei Celibato com a seguinte descrição:

    O celibato é o estado de uma pessoa solteira, sexualmente abstinente, que fez voto de castidade.
    Ou seja, uma pessoa solteira, virgem, ou que não esteja mais praticando atos sexuais e que faz votos de deixar este ato carnal de lado para todo o sempre.

    O celibato é empregado particularmente ou principalmente pela Igreja Católica.

    A aplicação do celibato se dá pelos seguintes motivos:
  • com o celibato os sacerdotes entregam-se de modo mais excelente a Cristo, unindo-se a Ele com o coração indiviso;
  • o conteúdo e a grandeza da sua vocação levam o sacerdote a abraçar na vida essa perfeita continência, que tem como exemplo a virgindade de Cristo;
  • o celibato facilita ao sacerdote a participação no amor de Cristo pela humanidade uma que vez que Ele não teve outro vínculo nupcial a não ser o que contraiu com a sua Igreja;
  • com o celibato os clérigos dedicam-se com maior disponibilidade ao serviço dos outros homens;
  • a pessoa e a vida do sacerdote são possessão da Igreja, que faz as vezes de Cristo, seu esposo;
  • o celibato dispõe o sacerdote pare receber e exercer com generosidade a paternidade que pertence a Cristo.



Paulo, no livro de I Coríntios cap 7, diz o seguinte:

Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.
Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro.
E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo.
Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.


Lemos claramente que Paulo diz que seria melhor aos homens que ficasse solteiros como ele ficou, mas que se não agüentassem a necessidade da carne, que se casassem pois melhor servir a Deus casado do que ficar no adultério (sexo fora do casamento = fornicação).

Pensando desta forma, nos perguntamos se realmente o celibato é algo correto aos padres, pois muitos deles fazem seu serviço com amor real por Deus, mas a vontade carnal (sexo), que é inerente ao ser humano, os martirizam numa longa angústia, que nem imaginamos, dentro de seus quartos.

Até quando veremos notícias como esta:

Monge é detido roubando filmes eróticos na Alemanha


Um monge foi detido na Alemanha por roubar filmes eróticos de um sex shop. O frei beneditino Niklaus, 49 anos, tinha acumulados em sua cela no mosteiro quase 40 filmes, segundo o site Metro.
Frei Niklaus só foi capturado quando o funcionário de um sex shop em Wuerzburg o viu tentando esconder uma coleção inteira de filmes sob o hábito religioso. Entre os títulos roubados estavam Garotas de Bangcoc e Freiras Quentes.
O monge foi perseguido pelo funcionário pelas ruas da cidade enquanto tentava se desfazer das provas do crime, até ser capturado.


Fontes:
http://www.wikipedia.org/
http://www.terra.com.br/
imagem: Kelly Leme

Nenhum comentário: